23 maio 2015

۩ Indicação de filmes (que ajudam no colégio!) ۩

Oiiiii gente!! Pra variar estou aqui na correria, com semana de trabalhos e testes, mas arrumei esse tempinho pra preparar um novo post! E já nesse clima de correria nos estudos, resolvi indicar alguns filmes pra vocês que ajudam muito na compreensão de algumas coisas relacionadas aos estudos (principalmente história e português).

Meus professores gostam de fazer essas indicações porque já sabem que aprender se divertindo sempre é bom! Então recomendam filmes que facilitam o aprendizado de determinado assunto, até porque fica mais fácil fixá-lo em nossa mente, não é?  Então, vamos lá aos filmes!

1. LUTERO - Lutero, após ser atingido por um raio, acreditava que recebeu um chamado, e foi aí que se tornou Padre. Estudou teologia e com o passar do tempo conhecendo-se em sua religião, começou a ser atormentado de dúvidas e indignação em relação às práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Com isso, criou suas próprias teses, discordando das ações da igreja, e resolveu publicar para todos. Foi excomungado e a partir daí lutou para que todos pudessem ter acesso a suas teses e concordar com o que dizia. Esse filme nos ajuda muito a compreender um pouco do que se passava no século XVI, com o movimento da Reforma Protestante, liderada por Lutero.




2. ALEXANDRE, O GRANDE - Este foi um grande "cara" na história. Desde pequeno teve uma educação muito rigorosa pelos pais. Treinado desde cedo ao militarismo, logo com 18 anos já era destaque como comandante das tropas macedônicas e não parou mais. Continuou lutando com seu exército e conquistando novos territórios e uma grande fama. No filme mostra muito sobre ele, além de mostrar como a educação de uma criança pode interferir em sua personalidade.





3. MACUNAÍMA - Filme produzido baseado no livro de mesmo nome do autor Mário de Andrade. Conta a história do menino Macunaíma tipicamente brasileiro, que nasceu na mata, negro, safado e extremamente preguiçoso (até porque só falou com 6 anos de idade, por conta de sua preguiça!). Cresceu com costumes típicos brasileiros, mas ao passar por uma tal "fonte" fica branco e daí pra frente muda sua vida, indo pra cidade grande e "bebendo" de outras culturas. O filme faz parte do movimento literário Modernismo, e expressa bem o homem que se transforma devido a grande absorção de outras culturas e esquecendo da própria identidade.




4. O AUTO DA BARCA DO INFERNO - O filme se resume em duas barcas, na qual uma é liderada por um anjo, que leva as almas para o céu, e a outra é liderada pelo diabo, que leva as almas para o inferno. Cabe a eles decidir quem vai entrar ou não em suas barcas. Baseado na obra de Gil Vicente, é um clássico da literatura que retrata a sociedade portuguesa no século XVI e os valores desta época. Gil Vicente mostra como é importante observarmos nossos atos durante nossa vida, pois, aqueles que não pensam em fazer o bem e a justiça poderá receber o inferno como "recompensa".






5. 300 - O filme trata-se da resistência heroica entre um exército de 300 espartanos que lutavam por domínio regional contra uma quantidade muito mais alta de homens do exército persa. Este filme abre mais a mente das pessoas, para que possam compreender de maneira mais clara como eram as lutas e como eram feitas as dominações de territórios por aqueles povos.






Prontinho, galera! Acho que 5 filmes é uma quantidade legal, até porque pode se tornar cansativo tantas informações. Espero que assistam esses filmes ao decorrer desta semana, que semana que vem tem mais, hein!? Beijoooo pra todo mundo e até o próximo post! xoxo.

(Aaah gente, eu tomo um chá de sumiço aqui de vez em quando, mas sempre estou colada no Snapchat, pois vocês sabem que o celular está a qualquer momento em nossas mãos, né? Então pra quem quiser me adicionar é  Marlacarneiro.) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário